Descrição enviada pela equipe de projeto. O prédio residencial que atualmente está localizado nos números 125 e 127 do Passeig de Gràcia, em Barcelona, foi construído em 1901 por Leandre Serrallach i Mas, arquiteto e professor na Escola de Arquitetura da cidade.
Entre 2016 e 2019, a equipe técnica da Núñez i Navarro, em colaboração com o escritório de arquitetos OAB de Barcelona, realizou a reabilitação da edificação.
O objetivo principal e o maior desafio apresentado na reabilitação do Passeig de Gràcia, 125-127 era justamente unir história e contemporaneidade em uma das ruas mais emblemáticas da cidade. A transformação do edifício implicava o importante desafio de alcançar, através do processo de reabilitação e união de dois volumes, a adaptação deste conjunto de edifícios do século passado aos usos e necessidades atuais.
O projeto não só permitiu adequar o interior às dimensões dos apartamentos atuais, mas também conseguiu criar a ilusão óptica de estar diante de um único edifício em ambas as fachadas, a fachada principal do Passeig de Gràcia e a posterior da rua Riera de Sant Miquel.
A operação de união dos dois imóveis foi realizada através de um esvaziamento da área central, ou seja, do espaço arquitetônico compreendido entre as duas paredes de suporte dos dois volumes contíguos, que originalmente coincidia com as escadas de ambos, para obter um novo espaço que organizasse os pátios, as instalações e a comunicação vertical dos diferentes andares.
Desta forma, foi possível, por um lado, abrir um novo pátio e, por outro, criar um novo núcleo de escada e elevadores descentralizado que resolve o acesso aos diferentes níveis existentes entre as duas propriedades. Tudo isso mantendo as fachadas principais e os mesmos níveis das lajes existentes em conformidade com a regulamentação vigente.